De quatro em quatro anos vem a mesma ladainha... O Brasil vem com esperanças de medalhas, etc... E sempre tomamos um sacode vergonhoso nos Jogos Olímpicos. Desta vez foi na China.
Eu fico impressionado com as desculpas na ponta da língua de alguns atletas e as principais delas são: Falta de Recursos, Incentivo, Patrocínios, etc... Eu pergunto: Que incentivo oferecem Jamaica, Quênia ou Etiópia aos seus atletas??? Pois estes países terminaram na frente do Brasil no Quadro de Medalhas.
Que recurso falta ao Diego Hypólito? Ele recebe Hoje, além do salário do Flamengo, recebe de Caixa Federal, Golden Cross, Redecard e Adidas. É bi Campeão Mundial.
Na hora H ele cai sentado... Tudo bem, acontece...Não sou tão ruim assim... Mas chegar no aeroporto e ser ovacionado pelo povo Brasileiro???!!!??? Peraí... Que incentivo ele vai ter de continuar treinando? Festa para o Bi (sentido Bíblico) Campeão que errou e ficou em sexto??!!?? Quem tem orgulho de participação é parente, o povo quer vitórias, quer medalhas... Ele ganha para isso, treina para isso e não tem menos incentivo que o um Queniano, que corre maratona descalço e vence.
Eu acho que os atletas Brasileiros, claro que tem exceções, devem parar de procurar desculpas, chorar, pedir desculpas para mamãe e treinar mais e vencer. Se não tem apoio, incentivo, não dá pra vencer, tem que vender o almoço para pagar a janta, meu amigo, desiste, estuda, faz um concurso público e trabalhe para dar ao seu filho o que você não pode ter. Mas, na minha opinião, se entrou na briga é pra ganhar.
O Futebol não tem planejamento, os clubes não liberam os atletas, o tempo de treinamento é curto e o técnico é um dos sete anões. O ouro não virá.
Eu admiro o Bernardinho. Ao ser Campeão da Liga Mundial, no meio da festa de comemoração, virou para os jogadores e falou:
- Amanhã o treino é 07:30h.
O pessoal estranhou: - Mas sempre foi às 08:00h!!??!!
E ele: - Pois é... agora que estamos no topo, temos que treinar mais ainda.
Em 10 edições da Liga Mundial, ele venceu 8. Não preciso falar mais nada.
Agora vem a maior demonstração de incentivo e planejamento. Ano passado tivemos o Pan, aqui na minha cidade, Rio de Janeiro. E foram realizadas obras que custaram 3,6 bilhões de reais em construções de Estádios, Arenas, Velódromos, etc.
Vocês sabem o que foi feito disso?
Estádio João Havalange:
Depois do Parapan, em agosto de 2007, a pista de atletismo não é mais utilizada, como resultado de um imbróglio que opõe o presidente botafoguense, Bebeto de Freitas, e o presidente da Federação de Atletismo do Rio, Carlos Alberto Lancetta. As competições de atletismo no Rio voltaram para o Estádio Célio de Barros. Na verdade, o Engenhão tornou-se a casa do Botafogo, que ali manda seus jogos de futebol, ou seja, um custo de 380 milhões de reais para sediar os jogos do Botafogo contra times pequenos, porque os grandes Clássicos são disputados no Maracanã.
Maracanãzinho
Foi reformado e só. Continua com o mesmo calendário “morno”. Nada de novo foi criado. Ainda é o principal da cidade para os esportes coletivos. Neste ano, foi cenário das finais de basquete disputadas pelo Flamengo nos campeonatos sul-americano e brasileiro. As finais da Liga Mundial de Vôlei. Para outubro está programado o Mundial de Futsal. Apresentações como as do Holiday on Ice. É muito pouco para uma reforma que custou 96 Milhões e tornou o estádio o mais Moderno da América Latina e para continuar fazendo a mesma coisa.
Arena Multiuso
Palco das partidas de basquetebol e das provas de ginástica olímpica no Pan, hoje está “jogada”. Administrada pela GL Events desde outubro, tem sido ocupada por shows de rock (Bob Dylan e Rod Stewart, entre outros), convenções de empresas e gravações para TV. A agenda esportiva prevê apenas um evento de ginástica olímpica, em setembro, e um torneio de tênis, em março. Sabe quanto nós pagamos para isso??? 130 milhões.
Parque Aguático Maria Lenk
Fez um ano e já está fechado para obras de manutenção, ou seja, material de terceira qualidade (Obra do “Veja Bem”). Logo após o Pan, em outubro, recebeu as disputas do Mundial de Nado Sincronizado e, mais tarde, o Troféu Maria Lenk de natação, em maio passado, e uma Semana Olímpica com a participação de 2000 crianças de escolas públicas e instituições sociais. Era para ter um monte de crianças carentes que ficam “limpando” vidros nos sinais nadando... Pagamos quanto? 80 Milhões.
Velódromo
O Velódromo do Rio é o primeiro do Brasil com pista de madeira e, na América do Sul, só tem um similar na Colômbia, onde a ciclismo é um dos esportes nacionais. Inicialmente. A pista foi construída na Holanda, com pinho siberiano, e tem comprimento médio de 250 metros. A capacidade é de 1.500 espectadores e terminados os Jogos, foi entregue à Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, que começou a promover clínicas de aprendizagem nos fins de semana. O projeto foi interrompido pelo COB, que assumiu o local em março. Hoje, a arena fica aberta apenas para treinos de ciclistas e aulas de patinação artística. Quanto você e eu pagamos para isso? 16 Milhões.
Complexo Esportivo de Deodoro
O único que engrenou... Mantém um calendário forte e já organizou campeonatos brasileiros de tiro com arco e hóquei sobre grama, competições sul-americanas de tiro esportivo e pentatlo moderno e uma Copa do Mundo de Tiro Esportivo. O local será a sede dos Jogos Mundiais Militares, em julho de 2011, com mais de 4 500 atletas de sessenta países. Também investe na formação de novos atletas de hóquei sobre grama, com aulas abertas ao público. Quanto custou? 128 Milhões.
ACORDA BRASIL!