terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A Eleição de Obama e a Teoria da Conspiração...

A grande realidade é que o governo de Bush deixou os Estados Unidos com uma imagem queimada e desgastada, principalmente em virtude da guerra do Iraque e a recente crise econômica. Com a revolucionária chegada de Obama, o país volta a ter um presidente querido pelo povo e apoiado por todo o mundo e isso é sinônimo de poder, que é tudo que os EUA precisa recuperar.

A Eleição de Obama é sensacional, pois o fim da segregação racial tem apenas 44 anos. Para quem não sabe, há 44 anos, nos EUA, o negro não podia se casar com quem era branco, tinha que dar lugar ao branco nos transportes coletivos, não tinham direito ao voto. Tinha a Klu Klux Klan (nem sei escrever isso e nem tenho interesse de aprender)... Matin Luther King (que sou fã) morreu por este ideal, quando uma mulher negra se recusou a dar lugar a um branco em um ônibus, começou o movimento do Pastor Matin para acabar com as desigualdades...

Admiro a sociedade americana por, em tão pouco tempo, dar ao mundo um exemplo de democracia, pois os negros são apenas 12,8% da população.

Mas a eleição de Obama é legal, bacana, mas eu acho que a teoria da conspiração atuou forte neste processo de criação de um símbolo, um rótulo... Assim como Lula (sem exercer nenhum outro cargo político ou até mesmo um curso superior foi eleito presidente), Obama (que exerceu sim outros cargos públicos nos EUA) teve uma "ajudinha" da mídia no processo de sua popularização. Eu vejo o Cinema e a TV como o principais apoiadores da "Obamamania" nesta corrida a Casa Branca, vamos aos exemplos:

  • Matrix - Quem é o cara que orienta, capacita, ajuda e luta ao lado do "Escolhido" Neo? Capaz de sacrificar a vida por ele e mesmo sem ele acreditar que é o escolhido? Morpheus, personagem de Laurence Fishburne.
  • Missão Impossível 3 - Tom Cruise luta contra Philip Seymour Hoffman e uma ameaça chamada "Coelho Branco". O chefe da agência de Ethan Hunt é um cara correto e que todos acham ser o traidor mas no final das contas ele estava certo o tempo todo... Quem é o ator que interpreta este personagem? Novamente entra em cena o nosso querido Laurence Fishburne.
  • O Todo Poderoso: Quem é Deus e orientador de Jim Carrey? o Excelente Morgan Freeman.
  • Batman Begins e Batman o Cavaleiro das Trevas: Olha Morgan Freeman de volta no papel de Lucius Fox que no gibi é um funcionario das indústrias Wayne e nas duas versões do cinema (excelentes, digo de passagem) é o CARA que equipa, pesquisa e orienta o jovem Bruce Wayne... É um Lucius Fox mais encorpado... Até antídoto o cara desenvolve...
  • Em "Impacto Profundo" qual ator interpreta o Presidente dos EUA? Morgan Freeman.
  • Na minha opinião, a maior de todas as influencias foi em "24 horas", um dos seriados mais assistidos em todo o mundo, onde o Senador Palmer, interpretato por Dennis Haysbert, foi o maior aliado de Jack Bauer na primeira temporada do seriado em 2001 (Obama havia sido reeleito Senador no ano de 2000 e tomou posse em 2001). Na segunda temporada Palmer já era o Presidente dos EUA e exemplo de honestidade em meio a um bando de traidores. Inclusive nas temporadas seguintes o presidente era branco e estava envolvido em escândalos e traições à patria... Qualquer semelhança é mera coincidência, não?
O que quero dizer é que o processo que levou a eleição de Obama foi gradativo, mostrando que os negros devem fazer parte do poder assim como os japoneses, índios e qualquer outra pessoa independente de Raça, cor ou credo... Mas que o Cinema e a TV Americana criou um modismo, disso eu não tenho dúvida.

É bom Obama abrir os olhos, pois no Seriado 24 Horas, David Palmer é assassinado...

Mas não liguem, eu sou meio neurótico com algumas coisas... Eu acho que o 11 de Setembro foi cria do Bush e o Lula foi criado para ser uma versão do Sasá Mutema... Mas isso é assunto para mais de hora...

Abraços e Sucesso Total ao nosso querido Obina, digo Obama.

Nenhum comentário: